Por Bento Ferreira O impacto das ideias e dos símbolos na educação, na cultura e nas leis que regem a vida política das nações não é coisa de somenos importância para o Bem Comum. E quanto mais forte e profundo é este impacto, mais a ideia que o gerou merece ser rastreada nas suas origens […]
Blog
A importância da Ínclita Geração para o Império Português
“Mas, pera defensão dos Lusitanos, Deixou, quem o levou, quem governasseE aumentasse a terra mais que dantes:Ínclita geração, altos Infantes.” (Os Lusíadas) Breve introdução sobre as elites O desenvolvimento dos impérios é um tema que atrai muitas pessoas, pois é por meio desse olhar para a história que é possível compreender quais são os elementos […]
Fazer as coisas certas e da maneira certa
Dentro da visão clássica da administração, a empresa pode ser vista como um sistema que conjuga recursos por meio de processos visando alcançar determinados objetivos. Esta visão sistêmica implica necessariamente em organização, atributo com o qual se confunde a própria condição de empresa. A visão sistêmica da empresa pressupõe que não é possível empreender sem […]
O caminho do ser: entre o eu, o outro e o cosmos
Neste artigo, Bernardo Lins Brandão explora a jornada metafísica do ser humano em busca da experiência do ser. Desde a descoberta do eu até a relação com o outro e a compreensão do cosmos, o texto aborda a progressão gradual em direção à sabedoria e plenitude.
A civilização cristã deve prevalecer
Compreenda a mentalidade pacifista e a necessidade de defesa da civilização cristã. Problemas como desconhecimento da história da Igreja, conciliação com a filosofia moderna, apego aos sentimentos e aos afetos, exacerbação do humanismo e respeitos humanos são nossos obstáculos!
Chesterton: Eugenia e outros males, 100 anos depois
Chesterton denunciou a eugenia e suas ideologias aberrantes um século atrás, prevendo os horrores do nazismo e comunismo. Suas palavras continuam relevantes hoje, mostrando a origem desses males na anarquia silenciosa e no materialismo da sociedade. Um alerta profético sobre os perigos do transumanismo.
Os “direitos humanos” como excrescência do verdadeiro Direito
Michel Villey argumenta que o Direito foi criado para a distribuição justa das coisas externas na sociedade, não para moldar política, economia ou normas éticas. O conceito moderno de ‘direitos humanos’ deturpou o Direito ao torná-lo subjetivo, e o despotismo pode ser a ‘democracia’ do futuro.”
A Cosmologia Cristã de C. S. Lewis
Os ecologistas dizem-nos que a interdependência de todas as coisas vivas torna o mundo mais do que um mecanismo, mais do que a soma de suas partes, talvez até mesmo, em certo sentido, algo organicamente vivo por si só.
O que podemos aprender com as reformas educacionais pelo mundo?
As reformas educacionais ao redor do mundo oferecem diversas lições que podem ser úteis para o desenvolvimento de políticas educacionais coerentes com o bem comum. Duas reformas em particular podem ser analisadas: a Campanha de Alfabetização em Cuba e o programa NCLFB nos Estados Unidos.
Transumanismo – rumo a uma sociedade pós-humana (Parte 2)
Transumanismo: rumo a uma sociedade pós-humana (Parte 2) aborda os pressupostos filosóficos do movimento transumanista, incluindo a busca pela imortalidade transferindo a mente para um computador. O artigo discute o dataísmo de Yuval Noah Harari e questiona se a mente humana pode ser reduzida à matéria.