Redes Sociais:      

Bonum est diffusivum sui

Eventos

Ser paranaense é, para muitos, um motivo de orgulho, de honra e de grande responsabilidade.

No entanto, apesar do amor por sua terra, a realidade é que poucos paranaenses conhecem a história e a grandeza de homens e mulheres que viveram neste solo. 

E somente conseguiremos alçar nosso estado ao lugar de destaque que ele merece se entendermos as suas raízes. 

Pensando nisso, o Instituto do Bem Comum realizará o seminário “Raízes do Paraná”. 

Com a presença de especialistas nas mais variadas áreas, o IBC quer ser a ponte para o futuro do estado, pois o nosso amor por este chão é o que nos move a lutar pelo Bem Comum. 

Venha fazer parte desse (re)descobrimento e encontrar pessoas que querem fazer do Paraná o melhor lugar para se viver.

Data: 29 de junho de 2024 (sábado)

Valor: R$100,00 (gratuito para membros-colaboradores)

Programação:

8:30-9:00 – Check-in e recepção 

9:00-9:30 – Palestra de Rogério Bealpino 

9:30-10:00 – Palestra de Gabriel Sydorak 

10:00-10:30 – Intervalo e networking

10:30-11:00 – Palestra de Paulo Romanowski 

11:00-11:30 – Palestra de Rodrigo Müller 

11:30-12:30 – Roda de conversa 

12:30-12:45 – Encerramento

Palestrantes:

Rogério Bealpino: Arte-educador e educador patrimonial há 20 anos em Curitiba. Atua nas redes sociais e pelas ruas contando a história de Curitiba de forma dinâmica e acessível, popularizando e conservando estas memórias junto ao público de todas as idades, sempre buscando colocá-lo em contato direto com o patrimônio histórico e artístico da cidade.

Rodrigo Muller do Valle: Internacionalista e especialista em história. Trabalha na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, já trabalhou na Secretaria de Estado do Planejamento. Diretor do Instituto do Bem Comum. É palestrante, escritor, tradutor e professor de geopolítica, história e ciência política. 

Paulo Roberto Romanowski: Bacharelado, licenciatura e Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná. Autor de obras sobre a História da Igreja na época Moderna e Contemporânea e no Brasil. Também é pesquisador da medievalidade eslava. Atualmente é membro do corpo docente do curso de Teologia Católica do Grupo Educacional Uninter.

Gabriel Sydorak: Pós-graduando na UFPR e graduado em História na UTP. É especializado em história moderna e contemporânea e desenvolve pesquisas autônomas sobre a história regional.

O ser humano é um animal político (zoon politikon) porque é um animal linguístico (zoon logikon), isto é, capaz de articular discursivamente uma visão sobre o que é comum.

A formação da identidade (um “nós”) depende de uma concepção sobre o bem comum. Nesse sentido, a busca do nosso bem individual depende de uma busca conjunta ao bem do meu próximo. Tal busca se concretiza por meio de uma das principais esferas próprias à natureza humana: a política.  

Compreender a política na atualidade parece-nos desafiador. Há algum bem perseguido pela política? Qual seria esse bem? Como definir o que é o bem comum? 

Nessa palestra, a professora Iara Gubert nos conduzirá, por meio de um interessante paralelo entre Aristóteles e Hobbes, a compreender como os pressupostos do Direito Natural Clássico podem nos ajudar a compreender a política.

As vagas são limitadas. Inscreva-se e garanta a sua.

Dia 18/07 às 19hs, na sede do IBC.

❇️ Veja mais em: https://www.sympla.com.br/evento/palestra-direito-natural-e-filosofia-politica/2545251