Por Guiseppe Brienza – 05 de fevereiro de 2025 “É uma manobra muito equilibrada, que ajuda as famílias com crianças” e que continua “no caminho do apoio à natalidade.” Foi assim que a Primeira-Ministra Giorgia Meloni apresentou a Lei do […]
Política
A “Nova Direita” Americana e o “Iluminismo Sombrio”
Por Rodolfo de Mattei – 19 de março de 2025 Depois das fotos inéditas dentro do Salão Oval ao lado do novo presidente dos Estados Unidos, que deram a volta ao mundo em fevereiro passado, o filho de Elon Musk, […]
Direitos Humanos: a invenção de um subterfúgio conveniente
Quem nunca leu ou ouviu por aí a expressão “Direitos Humanos para Humanos Direitos!”? “Coisa de gente estúpida e fascista!”, dirá, sobre a frase, a professora do seu filho que estuda na federal.
A pólis paralela: lições dos dissidentes tchecos para o segundo turno de nossas eleições
Tudo começou em janeiro de 1977, quando, após a prisão de integrantes da banda Plastic People of the Universe, alguns dissidentes do governo da Tchecoslováquia publicaram um manifesto, a Carta 77, que acabaria por dar origem a um grupo de resistência com o mesmo nome.
Uma análise da “democracia iliberal” de Orbán
“Democracia iliberal” tornou-se um termo muito usado e ritualmente condenado por liberais, esquerdistas e “conservadores” ao estilo americano. Muitos veem-na como um ataque não apenas aos valores supostamente liberais de hoje, mas também à própria estrutura liberal em que os sistemas políticos ocidentais supostamente se baseiam…
Perigos do isentismo em tempos de polarização: o alerta de um venezuelano para o Brasil
Quando saí da Venezuela, há cerca de 5 anos, pensei que o fantasma do comunismo – ou o demônio, melhor dito –, iria tirar umas férias e deixar o continente em paz por pelo menos uma década. Meus prognósticos, contudo, falharam miseravelmente…
Em Meloni, o curto-circuito do feminismo
A mera hipótese de que a líder do partido Fratelli d’Italia se torne primeira-ministra [1] coloca em parafuso um certo universo feminista: seria isso uma conquista para o movimento, por se tratar de uma mulher como chefe do executivo; ou a sua derrota definitiva, por ser de direita a única mulher que conseguiu emergir com força nessa disputa?
Santo Tomás e a política
Para Tomás de Aquino, a reflexão e a prática política e jurídica são inseparáveis da ética: o exercício do governo, as relações sociais, as leis, o bem comum, devem estar em harmonia com o que é considerado bom e justo para o indivíduo – ao contrário da ciência política moderna…
Liberal na economia e conservador nos costumes: um projeto fracassado
Os avanços na liberalização econômica devem ser avaliados em um contexto de alta nos índices de suicídios, mortes por abusos de drogas e declínio das taxas de natalidade e formação de famílias. Os conservadores sabem que nenhuma sociedade é perfeita.
Liberdade religiosa e laicidade estatal no Brasil
Para que se alcance a desejável harmonia entre os poderes secular e religioso, faz-se necessária uma reflexão sincera e aprofundada a respeito dos limites da laicidade, a fim de que não se coloque em risco a legítima liberdade religiosa.